Club de
Itabuna

CASA DA AMIZADE E ROTARY CLUB DE ITABUNA FAZEM A ALEGRIA DA CRIANÇADA NA CRECHE MENOR APRENDIZ

Em comemoração antecipada pelo dia da criança, que ocorre neste sábado, dia 12 de outubro, a Casa da Amizade em parceria com o Rotary Club de Itabuna preparou uma diversa programação na manhã de ontem (11) para levar alegria às crianças da Creche Menor Aprendiz no Bairro Fonseca. Através do trabalho conjunto, as mulheres que fazem parte da Casa da Amizade fizeram a festa com as 64 crianças da creche, que foi escolhida entre algumas instituições itabunenses por meio de sorteio. O evento, que teve início às 9h contou com entrega de brinquedos, recreação com personagens Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, brincadeiras e distribuição de lanches. O que não faltou foi diversão para os pequenos festejarem a data. A presidente da Casa da Amizade, Marta Furtado, aproveitou o momento para agradecer às companheiras e aos membros do Rotary Club que colaboraram para realização do evento e parabenizar a todos os envolvidos. “Todos os anos nós fazemos essa ação e sempre somos recompensados com os sorrisos dessas crianças. Contar com o apoio de cada um é fundamental e saímos de lá com a certeza de que podemos fazer muito mais”, disse. E por falar em criança, alegria e diversão, a maior ação do Rotary Club de Itabuna, a Quinta da Alegria, já tem data para acontecer: dia 05 de dezembro. Na última terça-feira, 08/10, o primeiro lote de ingressos já foi entregue para venda.

Postado em 14 de Outubro de 2019

ROTARY CLUB DE ITABUNA PARTICIPA DE PLANTIO DE ÁRVORES NO DIA DA CRIANÇA

Para celebrar o dia da criança, comemorado tradicionalmente no dia 12 de outubro, o Rotary Club de Itabuna se unirá a diversas instituições e entidades que participam do movimento "Juntos pelo Cachoeira”, - grupo formado para investir na recuperação do Rio Cachoeira que entre as suas iniciativas desenvolve o plantio de árvores em diversos locais da cidade. A ação “Dia da Criança Eco Ambiental”, que acontece no sábado (12), conta com a participação de membros do Rotary, Rotaract e Interact e tem como objetivo incentivar nos pequenos a consciência ambiental e proporcionar maior contato com a natureza promovendo, a partir das 8h30min, a distribuição e o plantio de mudas de árvores frutíferas e floríferas. A atividade acontece na Praça Laura Conceição (em frente à Catedral de São José), sob a coordenação do Projeto Mãos que Ajudam da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e no Instituto Ame Vidas no bairro Nova Itabuna, sob a orientação do Instituto Viverde. Para o rotariano Elias Veloso, representante do Rotary Club de Itabuna no movimento "Juntos pelo Cachoeira”, atividades que despertam o interesse da criança pela preservação da natureza são parte fundamental na formação do seu caráter e ajudam a levar a mensagem à toda a sociedade. “A criança tem uma sensibilidade diferenciada em relação à vida e uma capacidade natural de transmitir isso aos pais e às pessoas com quem convive, então, o aprendizado que ela absorve com o plantio de árvores, alcançará também os adultos, o que é muito bom!”, explica. No sábado também serão distribuídas 200 mudas de pequeno, médio e grande porte de frutíferas do Instituto Biofábrica de Cacau para plantio nos quintais das casas dos bairros Ferradas e Nova Ferradas. As crianças, que já participaram das atividades de Educação Ambiental, levaram fichas para casa e devolveram com autorização dos pais para plantio nos quintais.

Postado em 11 de Outubro de 2019

ROTARY CLUB DE ITABUNA LANÇA O PROJETO QUINTA DA ALEGRIA EDIÇÃO 2019

Considerada a maior ação de arrecadação do Rotary Club de Itabuna, a Quinta da Alegria teve sua edição de 2019 lançada na noite de ontem, terça-feira, na sede do Club. Responsável pela criação da Campanha publicitária do evento, Edinho Filho da Agência de Propaganda E10 apresentou aos presentes as peças de divulgação da Campanha sob o tema “Solidariedade tem nome: Quinta da Alegria.” O evento, que ocorre há 15 anos sempre no mês de dezembro, ainda não tem data definida, mas traz em sua trajetória uma arrecadação média de 25 mil reais por ano. Consiste na venda de ingressos para o Parque de Diversões que chega à cidade de Itabuna no final do ano, com toda a renda revertida para entidades que atendem crianças através da compra de materiais e donativos. Ao longo desses anos, já foram beneficiados diversos projetos de ação social locais como a Creche Irmã Margarida e Músicos da Nova Itabuna, entre outros. Esse ano, a equipe organizadora da Campanha iniciou os trabalhos com mais de 60 dias de antecedência para que as comissões responsáveis pela busca de parcerias, apoio e patrocínio, logística junto ao Parque e venda de ingressos, possam, em tempo hábil, pensar e executar inovações para o projeto, que pretende vender nessa edição entre 10 e 15 mil ingressos até o dia do evento.

Postado em 01 de Outubro de 2019

PROJETO DE ALUNOS DE MEDICINA DA UESC É APRESENTADO EM REUNIÃO DO ROTARY

Em reunião na última terça-feira, 01 de outubro, no Rotary Club de Itabuna, o rotariano e estudante do 4º ano de medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Paulo Uendel, acompanhado do colega de curso Lucas Trevisan, realizou apresentação sobre os desafios para o tratamento adequado da água que abastece as famílias do Banco da Vitória, bairro de Ilhéus. Esteve presente na ocasião o Governador Assistente do Distrito 4391 Valter Vieira. Durante a apresentação, os universitários relataram sobre a carência de ações de melhoria para o saneamento básico do bairro, cujo abastecimento é feito essencialmente através de bicas e nascentes próximas às residências e onde há uma quantidade mínima de pessoas que fazem algum processo de purificação da água, seja por método de ferver, filtrar ou clorar. Através de estudo e pesquisa na comunidade - que já é beneficiada pela Universidade com a realização de atendimento médico e trabalho de conscientização nas escolas - foi verificada a necessidade de coleta de amostras da água e envio para análise em laboratório. O exame laboratorial feito em parceria com a EMASA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna verificou através de análises físico-químicas que 50% dos materiais estavam contaminados e os resultados da análise microbiológica revelaram 100% de contaminação por coliformes.   Após relatar a situação e apresentar tais resultados, Uendel finalizou a palestra solicitando ao Club intervir de alguma forma a fim de minimizar a deficiência e sugeriu a doação de filtros para serem doados às famílias. “Apelamos à sensibilidade dos companheiros para ajudar a mudar a realidade da população daquela localidade”, disse. O presidente Silvio Roberto declarou o apoio do Rotary Club de Itabuna ao projeto dos estudantes junto à comunidade através da viabilização dos filtros e também da intensificação do trabalho de educação e conscientização que já vem sendo realizado.

Postado em 01 de Outubro de 2019

PRF RECEBEU REUNIÃO ITINERANTE DO ROTARY CLUB DE ITABUNA

O auditório da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, na BR 101, em Itabuna, recebeu a reunião itinerante do Rotary Club na última terça-feira, 17 de setembro, véspera da abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito. A reunião itinerante, que acontece uma vez por mês, leva os rotarianos às instituições ou empresas para conhecerem de perto as ações desenvolvidas por elas a fim de contribuir com as mesmas. Esta, que foi a terceira edição, teve palestra do Chefe da Delegacia da PRF Marcus Vinícius Rodrigues sobre a “Semana Nacional do Trânsito”, que apresentou, além das atividades específicas de fiscalização e apreensão da Polícia, diversas ações sociais praticadas por sua equipe para atender a comunidade do entorno do Posto Policial e instituições de Itabuna e região. A Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro no calendário nacional, teve aqui sua abertura antecipada e ocorreu na última segunda-feira, dia 16.  Em Itabuna, a atividade já está na 15ª edição e promove uma série de ações de conscientização e de saúde voltadas ao público em geral e em especial aos motoristas profissionais. De acordo com Rodrigues, entre as diversas ações voluntárias destacam-se a Escola Municipal do Campo João Café e a campanha Pare pra mim – Policiais contra o Câncer Infantil. A escola funciona no auditório onde ocorreu a palestra e alfabetiza, com professora cedida pela Prefeitura de Itabuna, 15 crianças no turno da tarde e 12 adultos à noite, todos moradores do entorno, que vivem às margens da BR 101. Já a Pare pra Mim, criada em 2016 na 5ª Delegacia, foi estendida a postos da PRF em todo o país e recolhe donativos para instituições através de pontos de coleta. “Em nossa região, a instituição beneficiada é o GACC Sul Bahia. Desde o ano inicial já foram doados mais de 4 toneladas de produtos, destacando o posto de Itabuna como receptor de uma das maiores arrecadações de donativos do país”, comemorou. Após apresentação, foram homenageados, além do palestrante, cinco agentes da PRF lotados na 5ª Delegacia que receberam certificado em reconhecimento pelos serviços de ação social realizados naquela localidade. O Presidente do Rotary Club, Sílvio Roberto, agradeceu à equipe da 5ª Delegacia da PRF pela receptividade com os companheiros do Rotary e reconheceu o belo trabalho social desenvolvido pelos agentes. “Vibramos quando fazemos a reunião itinerante porque vemos in loco as ações desenvolvidas na sociedade. Ações assim têm que ser copiadas e servem de inspiração para todos nós. Quantas coisas boas levaremos daqui hoje”, concluiu. 

Postado em 17 de Setembro de 2019

ROTARY CLUB DE ITABUNA ENTREGA TÍTULOS DE SÓCIOS HONORÁRIOS DO ANO ROTÁRIO 2019-2020

Em noite festiva na última terça-feira (10) na sede do Rotary Club de Itabuna, que contou com a presença do Governador do Distrito 4391, Paulo Pereira, sete rotarianos eleitos pelo Conselho Diretor do ano rotário 2019/2020 foram homenageados ao receberem o título de sócio honorário.  Durante a solenidade de entrega dos certificados, o governador do Rotary Club 2009/2010 Luís Coelho fez breve explanação sobre a importância do título – o mais importante concedido pelo Rotary – bem como o diferencial que um sócio honorário possui. Informou sobre os privilégios e a responsabilidade de quem carrega o título de sócio honorário. Na seqüência, receberam as honrarias das mãos de alguns companheiros os rotarianos Edimar Luiz Margotto, João Edvaldo Lima Filho, Ana Souza Coelho – na ocasião representada por seu filho Luís Coelho -, Antonio Nunes Souza e Maria de Lourdes Hage Brito, que no momento foi representada por Cristina Guimarães. Para completar a lista de homenageados, os rotarianos José Orleans do Nascimento e Rosilene de Souza Oliveira, que não puderam comparecer por motivo de viagem, receberão seus certificados em outra oportunidade. Num segundo momento da noite, foram entregues também os prêmios do Concurso Literário Adelindo Kfoury Silveira a três estudantes da rede municipal de ensino da cidade. O Presidente Silvio Roberto muito satisfeito com a presença dos premiados no Concurso Literário, aproveitou a oportunidade para agradecer a participação massiva dos rotarianos no evento e lembrar a relevância do título de sócio honorário. “Essa honraria concedida simboliza um reconhecimento por todo o trabalho prestado por esses companheiros”, finalizou.

Postado em 10 de Setembro de 2019

CONCURSO LITERÁRIO DO ROTARY CLUB DE ITABUNA PREMIOU ESTUDANTES DE ITABUNA

A última terça-feira, 10 de setembro, teve uma noite mais que especial para três estudantes da rede municipal de ensino de Itabuna. Acompanhados por seus familiares, professoras e diretoras das suas escolas, os jovens finalistas do concurso literário Adelindo Kfoury Silveira, organizado pelo Rotary Club de Itabuna com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna e do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), receberam seus certificados e as respectivas premiações durante evento promovido pelo Rotary. Os classificados no concurso de redação, que teve como tema “A preservação da água e o Rio Cachoeira”, se destacaram entre os mais de 340 alunos do 9º ano do ensino fundamental de 10 instituições da cidade que submeteram seus textos à comissão avaliadora do projeto. Os autores das redações vencedoras foram Shawanna Elane Santos, do Instituto de Educação Aziz Maron (Imeam), que ficou na terceira colocação e recebeu um tablet, Gabriel Moreira Leite, aluno do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), que ganhou um notebook, ocupando a segunda colocação e a primeira colocada Hellen de Souza Silva, também do Imeam, que recebeu do gestor do CEBRAC, Jonatas Damasceno, uma bolsa integral em curso de livre escolha no Centro Educacional. Para Hellen Silva, a conquista da primeira colocação foi o resultado de muito estímulo. “Me sinto privilegiada, pois sempre tive professores qualificados, diretores que me incentivaram muito e meus pais que nunca me deixaram desistir e sou muito grata por tudo isso”,  disse. Emocionado, o representante do CAIC Gabriel Leite se surpreendeu com o reconhecimento pelo seu talento. “Foi muito gratificante estar aqui essa noite com todos me parabenizando, fiquei feliz por ter recebido esse presente do Rotary”, agradeceu. A terceira colocada, Shawanna Santos, lembrou dos conselhos da professora em sala de aula, que a convenceram a participar. “Minha professora disse que só de participar já seria uma conquista. Que todos nós possamos ter essa consciência de sempre nos esforçar cada dia mais para chegar longe”, afirmou. A premiação foi idealizada com o objetivo de estimular a leitura e produção literária entre o público jovem e aconteceu no mês de setembro que de acordo com o calendário rotário 2019-2020, é o mês que simboliza a educação básica e alfabetização. O rotariano Fernando Lopes, que fez parte da comissão organizadora do concurso literário, relembrou o processo de construção do projeto desde o início e agradeceu as parcerias firmadas. A importância da ação coletiva e das iniciativas para promover educação de qualidade também foi reafirmada pela secretária municipal de Educação Nilmecy Gonçalves, que participou do projeto bem como da noite de encerramento. “Ninguém faz nada sozinho, esses trabalhos e projetos com parceiros como o Rotary são muito importantes e dão resultados de grande sucesso”, reconheceu. O prêmio homenageia a memória do escritor e historiador itabunense Adelindo Kfoury Silveira, que também foi rotariano, como reconhecimento pela sua contribuição à educação e à cultura. Autor de 12 livros e de mais de mil crônicas e contos publicados em todo o Brasil e no exterior, Kfoury ocupou também a direção de rádios e jornais em Itabuna.Vencedor de prêmios literários e brilhante historiador, escreveu “Itabuna, Minha Terra”, a obra mais completa sobre a história da cidade, que passou a ser, inclusive, inserida na grade curricular das escolas da cidade. Adelindo faleceu em 2012 de falência múltipla dos órgãos.

Postado em 10 de Setembro de 2019

Ver todos

CASA DA AMIZADE E ROTARY CLUB DE ITABUNA FAZEM A ALEGRIA DA CRIANÇADA NA CRECHE MENOR APRENDIZ

Em comemoração antecipada pelo dia da criança, que ocorre neste sábado, dia 12 de outubro, a Casa da Amizade em parceria com o Rotary Club de Itabuna preparou uma diversa programação na manhã de ontem (11) para levar alegria às crianças da Creche Menor Aprendiz no Bairro Fonseca. Através do trabalho conjunto, as mulheres que fazem parte da Casa da Amizade fizeram a festa com as 64 crianças da creche, que foi escolhida entre algumas instituições itabunenses por meio de sorteio. O evento, que teve início às 9h contou com entrega de brinquedos, recreação com personagens Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, brincadeiras e distribuição de lanches. O que não faltou foi diversão para os pequenos festejarem a data. A presidente da Casa da Amizade, Marta Furtado, aproveitou o momento para agradecer às companheiras e aos membros do Rotary Club que colaboraram para realização do evento e parabenizar a todos os envolvidos. “Todos os anos nós fazemos essa ação e sempre somos recompensados com os sorrisos dessas crianças. Contar com o apoio de cada um é fundamental e saímos de lá com a certeza de que podemos fazer muito mais”, disse. E por falar em criança, alegria e diversão, a maior ação do Rotary Club de Itabuna, a Quinta da Alegria, já tem data para acontecer: dia 05 de dezembro. Na última terça-feira, 08/10, o primeiro lote de ingressos já foi entregue para venda.

Em 14/10/2019 por Rotary Club de Itabuna

ROTARY CLUB DE ITABUNA PARTICIPA DE PLANTIO DE ÁRVORES NO DIA DA CRIANÇA

Para celebrar o dia da criança, comemorado tradicionalmente no dia 12 de outubro, o Rotary Club de Itabuna se unirá a diversas instituições e entidades que participam do movimento "Juntos pelo Cachoeira”, - grupo formado para investir na recuperação do Rio Cachoeira que entre as suas iniciativas desenvolve o plantio de árvores em diversos locais da cidade. A ação “Dia da Criança Eco Ambiental”, que acontece no sábado (12), conta com a participação de membros do Rotary, Rotaract e Interact e tem como objetivo incentivar nos pequenos a consciência ambiental e proporcionar maior contato com a natureza promovendo, a partir das 8h30min, a distribuição e o plantio de mudas de árvores frutíferas e floríferas. A atividade acontece na Praça Laura Conceição (em frente à Catedral de São José), sob a coordenação do Projeto Mãos que Ajudam da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e no Instituto Ame Vidas no bairro Nova Itabuna, sob a orientação do Instituto Viverde. Para o rotariano Elias Veloso, representante do Rotary Club de Itabuna no movimento "Juntos pelo Cachoeira”, atividades que despertam o interesse da criança pela preservação da natureza são parte fundamental na formação do seu caráter e ajudam a levar a mensagem à toda a sociedade. “A criança tem uma sensibilidade diferenciada em relação à vida e uma capacidade natural de transmitir isso aos pais e às pessoas com quem convive, então, o aprendizado que ela absorve com o plantio de árvores, alcançará também os adultos, o que é muito bom!”, explica. No sábado também serão distribuídas 200 mudas de pequeno, médio e grande porte de frutíferas do Instituto Biofábrica de Cacau para plantio nos quintais das casas dos bairros Ferradas e Nova Ferradas. As crianças, que já participaram das atividades de Educação Ambiental, levaram fichas para casa e devolveram com autorização dos pais para plantio nos quintais.

Em 11/10/2019 por Rotary Club de Itabuna

FESTIVA DE DIA DAS CRIANÇAS DA ESCOLA ROTARY - PENEDO / AL

Na manhã de hoje, quinta-feira, dia 10/10/2019, foi realizada na Escola Rotary da cidade de Penedo uma festiva em homenagem ao dia das crianças. A ação teve início as 08:30 horas e contou com a presença de Rotarianos do RC Penedo e Rotaractianos, além de toda a equipe pedagógica da escola.A manhã inteira foi dedicada as crianças que fazem parte da Escola Rotary, e entre as atividades do dia aconteceu a entrega de brinquedos, distribuição de picolés, algodão doce, picpocas, entre outros lanches. Houve também a ilustre presença dos cabelereiros Maestro Lenisson e Clécio, que dedicaram sua manhã a cortar os cabelos das crianças gratuitamente. Sem dúvidas uma manhã dedicado a fazer o bem e que foi pago apenas com o sorriso e o brilho no olhar de cada criança que participou deste belíssimo evento. MAIS IMAGENS DISPONÍVEIS NA GALERIA DE FOTOS.

Em 10/10/2019 por Rotary Club de Penedo

Feijoada Solidária

                     CONVITE No dia 06 de outubro de 2019, acontecerá mais uma feijoada Solidária na sede do Rotary Club de Remanso, com o objetivo de arrecadar fundos para sustentação dos projetos assistenciais em que o Rotary é envolvido. Venham e tragam suas famílias para esse momento de descontração e solidariedade!

Em 04/10/2019 por Rotary Club de Remanso

8º Passeio Ciclístico

Em 2019, o Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado completa o oitavo ano de realização do Passeio Ciclístico, iniciativa beneficente que ajuda instituições filantrópicas ligadas à educação e saúde do município. Este evento, que já se tornou uma tradição na cidade de Ilhéus, acontecerá no dia 20 de outubro, domingo, e espera atrair um público superior a 1000 pessoas. A arrecadação será em prol da Casa de Apoio Dom Eduardo (Bairro da Conquista) que acolhe pacientes com câncer de toda região, e a Escola Dom Bosco (Distrito do Banco da Vitória), que atente mais de 120 crianças carentes de 3 a 5 anos, além de beneficiar outras ações e projetos humanitários do Clube, em Ilhéus.

Em 03/10/2019 por Rotary Club de Ilhéus-Jorge Amado

Reuniões Terças-Feiras | 19:00
Rua Inglaterra,104 Cep: 45605-125